top of page
  • Foto do escritorJFV Sports

Bolsa de estudos esportiva nos Estados Unidos

A primeira questão que vem na cabeça dos jovens e dos pais é seguinte “Meu filho vai receber algum salário para jogar por uma universidade Americana?”


Antes de responder sim ou não para esse pergunta é preciso entender alguns pontos chaves do sistema americano. Diferentemente do resto do mundo os Estados Unidos focam bastantes no sistema de educação e nas oportunidades que vem ao você se formar. Com isso o preço de universidades ao redor do país pode chegar a um valor de 50 mil reais ou mais, dependendo da universidade, o que pode ser um valor consideravelmente alto para nós brasileiros pagarmos apenas por um ano ou semestre de faculdade.



garota no campus da universidade


Assim sendo, a alternativa para que as pessoas tenham acesso a essas universidades é através de bolsas acadêmicas e esportivas, ou os dois, o que nos traz de volta a questão no começo desse post. Quando você recebe uma oportunidade de assinar uma bolsa de estudos para as universidades, o dinheiro que você iria receber como pagamento entra direto para as despesas da faculdade e moradia no campus. Ou seja, você poderia estudar em uma faculdade de 50 mil reais sem custo nenhum, ou um custo inferior a esse com a bolsa, e tendo a oportunidade de jogar em um alto nível esportivo, e após quatro anos ou menos se formar em um curso superior.Em alguns casos o atleta pode receber mais fundos do que o necessário e acaba ganhando um dinheiro extra nas despesas, o que o ajuda com gastos supérfluos como compras e “roles” pelos EUA.



atleta no campo da faculdade americana


Esse sistema é único no mundo pelo fato de ter ligas esportivas muito competitivas. Ao invés de terem campeonatos juvenis e juniores como no Brasil, os atletas vão para as universidades em grande maioria, e são escolhidos pelas ligas universitárias para os profissionais ou para jogarem ligas de verão (como se fosse uma copinha), onde podem ser vistos por scouts ou faculdades e treinadores.


Caminho viável para atletas Brasileiros ? Com certeza !!!!


Para a grande maioria de jogadores no Brasil, esse caminho seria viável e uma opção tentadora pelo fato da enorme competição no brasil para se tornar um jogador profissional, e por não ter um sistema onde o atleta pode seguir o caminho da educação e sonho de se tornar um profissional do esporte. Quando um atleta cursa uma universidade no Brasil, por inúmeros fatores como horários e viagens e também pelo custo financeiro, o mesmo não consegue realizar os dois, já que grande parte dos clubes medianos e pequenos no Brasil apenas pagam salário mínimo em grande maioria dos casos. Nos Estados Unidos as competições são longas assim como os treinos, mas as faculdades dão licença para os atletas durante as competições e ao mesmo tempo adequam os horários de aula dos atletas para que possam estar presente nas salas de aula, e se o atleta conseguir se destacar academicamente ele poderá receber mais dinheiro com uma bolsa acadêmica sendo adicionado a sua bolsa esportiva.




140 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page